Quem Vai Ficar com Mary?
Dirigido por Bobby e Peter Farrelly. Com: Cameron Diaz, Ben Stiller, Matt Dillon, Lee Evans, Chris Elliot, Lin Shaye, Jeffrey Tambor, Keith David, W. Earl Brown.
Eu, pessoalmente, acho essa história de `politicamente correto` um saco. É claro que concordo que certos termos pejorativos devem ser evitados, mas daí a essa paranóia que se tornou o uso de adjetivos nos dias de hoje há uma grande distância. Por exemplo: `feio` é `feio`, por mais que você prefira dizer `esteticamente diferente`. E o que dizer de `ladrão`, que alguns chamam de `consumidor não-ortodoxo`???
Os americanos - pais do `politicamente correto` - são mestres no assunto. Afinal, o que dizer de um povo cujo Presidente afirma ter fumado maconha, `mas não tragado`? Sinal dos tempos? Reflexo da globalização? Fim do milênio? Em minha humilde opinião, apenas uma grande chatice.
Hollywood também é politicamente correta. Noventa porcento da produção cinematográfica americana segue rigorosas regras de comportamento, para as quais certos assuntos serão sempre tabus e certas cenas nunca poderão ser filmadas.
E aí chegamos em Quem Vai Ficar com Mary?. Este é, sem dúvida, um dos filmes mais politicamente incorretos que já vi em toda a minha vida. Não que isso tenha me surpreendido completamente - afinal, eu já conhecia os trabalhos anteriores dos irmãos Bob e Peter Farrelly: Debi e Lóide e Kingpin - os Reis do Boliche. Aqui, o humor besteirol da dupla torna-se ainda mais ácido (ou de mau gosto, como queiram) do que nunca.
Querem um exemplo? Basta lembrar da seqüência em que Jeff Daniels vai a um banheiro, em Debi e Lóide, depois de tomar uma xícara de laxante. Ou da seqüência, em Kingpin, em que Woody Harrelson fica com a boca suja de leite depois de beber o líquido que `ordenhou` de uma vaca - na verdade, um touro. Pois bem: em Quem Vai Ficar com Mary? cenas como estas não faltam - afinal, quem poderá se esquecer da substância que Cameron Diaz usa como gel de cabelo neste filme?
Uma regra de ouro em Hollywood prega que `animais nunca devem sofrer`. Ora, em Debi e Lóide Jim Carrey vende um periquito sem cabeça para um menino cego! Existe algo mais politicamente incorreto do que isso? Sim, existe: em Quem Vai Ficar com Mary? Matt Dillon pinta e borda com um belo cãozinho que insiste em latir nas horas mais impróprias.
Se você gostou de Debi e Lóide, deverá gostar deste filme. Eu, particularmente, ri bastante (não tanto o quanto ri com Jim Carrey e Jeff Daniels, mas ri). Algumas seqüências são especialmente hilárias, enquanto outras são apenas bobas - e sem graça. No geral, o filme diverte com seu humor ilógico e seu universo `paralelo`. As atuações são leves (Ben Stiller, diretor de O Pentelho - protagonizado por Jim Carrey -, está ótimo como o azarado Ted) e Cameron Diaz está mais linda do que nunca. Matt Dillon, como o inescrupuloso Pat Healy, também merece destaque - aliás, ele está bastante parecido fisicamente com Carrey neste filme.
Temos, ali, a vez do politicamente incorreto. O problema é que algumas tomadas são explícitas demais (como a seqüência inicial, no banheiro, que chega a mostrar o que aconteceu com as `partes baixas` do personagem de Stiller) e o filme tem um ritmo irregular, alternando momentos frenéticos com outros de mais lentidão (que são mal utilizados pelos diretores).
Quem Vai Ficar Com Mary? é um filme que deverá ofender as pessoas mais `susceptíveis` ou que apreciem em demasia um roteiro de qualidade. Não espere um Hamlet. Esta nova produção dos irmãos Farrelly é uma palhaçada. Divertida, mas apenas uma palhaçada. 
30 de Setembro de 1998

Garota popular aceita pedido de jovem nerd para irem juntos ao baile da escola. Na noite da festa ocorre um acidente, e treze anos depois, ele decide procurar ela e conquistá-la.