Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

Críticas por Pablo Villaça

Datas de Estreia: Nota:
Brasil Exterior Crítico Usuários
09/02/2007 01/01/1970 4 / 5 5 / 5
Distribuidora
Duração do filme
102 minuto(s)

Rocky Balboa
Rocky Balboa

Dirigido por Sylvester Stallone. Com: Sylvester Stallone, Burt Young, Antonio Tarver, Geraldine Hughes, Milo Ventimiglia, Tony Burton, James Francis Kelly III, Pedro Lovell.

Durante os créditos finais de Rocky Balboa, sexto filme da série iniciada em 1976 com o impecável Rocky, um Lutador, o diretor-roteirista-astro Sylvester Stallone inclui imagens de várias pessoas subindo em disparada as escadarias do Museu de Arte da Filadélfia, numa homenagem clara ao status icônico que o personagem atingiu nos últimos 30 anos. E não é para menos: responsável por lançar Stallone ao estrelato, a série sempre teve, como tema, a perseverança do homem comum contra todas as adversidades apresentadas por um mundo cínico e hostil – uma mensagem com a qual quase todos podemos nos identificar, em maior ou menor grau. Aliás, os exemplares mais fracos da franquia (Rocky III e IV) são justamente aqueles que se distanciaram deste tema, transformando Balboa em um herói comum e concentrando-se mais nas lutas do que na relação entre seus personagens.

Felizmente, Stallone parece ter compreendido a importância de sua própria criação neste novo longa, que, em tom e conteúdo, lembra bastante o filme original. Beirando os 60 anos de idade, o boxeador aposentado Rocky Balboa surge como um homem solitário e amargurado desde que perdeu sua amada Adrian, vítima de um “câncer de mulher” (como o personagem descreve em sua maneira tipicamente simplória). Dono de um pequeno restaurante batizado em homenagem à esposa, ele tenta se manter próximo do filho, que, no entanto, parece constrangido com a fama do pai. É então que um canal de esportes faz uma simulação em computador de uma luta entre Balboa e o atual campeão dos pesos-pesados, resultando na “vitória” do ex-campeão – e não demora muito até que Rocky receba a oferta de subir no ringue para comprovar a previsão da máquina.

Mais uma vez escrito pelo próprio Stallone, o roteiro aborda o boxe de maneira periférica na maior parte do tempo, optando, em vez disso, por focar-se na amargura de Rocky – e, numa ótima idéia que ajuda a estabelecer uma maior continuidade com a série, a história inclui uma personagem que apareceu rapidamente no primeiro filme, a “pequena Marie” (inicialmente vivida por Jodi Letizia e agora interpretada por Geraldine Hughes). Mãe de um adolescente e levando uma existência humilde, Marie não é especialmente bonita nem é abordada por Rocky com propósitos românticos: além do desejo sincero de ajudar a moça, ele parece interessado apenas em sua companhia, em ter alguém com quem conversar além de seu sempre rabugento cunhado Paulie (Young) – e é comovente observar a maneira desajeitada (mas sempre espontânea) com que o lutador busca se aproximar de Marie. Além disso, Stallone acerta também ao evitar transformar seu oponente em um vilão tradicional: sim, Mason Dixon (Tarver) é um boxeador arrogante, mas não é um mau sujeito; da forma como é retratado pelo roteiro, seu principal problema é a imaturidade, o que o torna facilmente manipulável por seus empresários (algo bem diferente da antipatia do Clubber Lang de Rocky III ou do estereótipo anacrônico de vilão da Guerra Fria representado pelo Ivan Drago de Rocky IV, o pior da série).

Realizando seu melhor trabalho como diretor desde sua estréia na função no ótimo Rocky II – A Revanche, Sylvester Stallone volta sua atenção para o desenvolvimento dos personagens, alcançando ótimos resultados. A insegurança de Rocky Jr. (Ventimiglia, da série Heroes) jamais soa aborrecida e caricatural como a revolta adolescente exibida pelo garoto no filme anterior (quando foi interpretado por Sage Stallone; e Paulie, mesmo sem deixar o mau humor de lado, exibe uma faceta bem mais sensível em sua velhice, sendo até mesmo corroído pelo remorso por ter tratado Adrian tão mal no passado (de todo modo, ele não perde a oportunidade de lucrar com a nova luta do cunhado). Aliás, até mesmo a reação do jovem comentarista à beira do ringue, que não contém a felicidade por ter sido cumprimentado por Rocky, surge de maneira incrivelmente autêntica e divertida.

Mas é claro que a alma do filme só poderia mesmo ser representada pelo personagem-título: sujeito simples e de bom coração, Rocky mantém sua eterna ingenuidade e o jeito desajeitado e tímido de brincar com as pessoas que ama. Adepto da conversa franca (em parte por não saber disfarçar os próprios sentimentos), ele surpreende pela maneira direta com que aborda as questões mais delicadas, como ao fazer um discurso improvisado e desajeitado diante da comissão que avaliará seu pedido de uma nova licença para lutar – e este momento, vale dizer, representa um dos mais inspirados na carreira de Stallone como ator: tentando articular sua frustração, ele faz uma pausa momentânea enquanto pensa na melhor forma de prosseguir, permitindo que o espectador perceba como aquilo é difícil para Rocky.

Aliás, a força desta cena é igualada por dois outros momentos nos quais Stallone demonstra o talento que lhe valeu a descrição de “novo Marlon Brando” na época do lançamento de Rocky, um Lutador, quando foi indicado ao Oscar por sua brilhante performance (nunca fiz segredo de minha admiração pelo ator, como pode ser constatado em meus textos sobre Daylight, Cop Land e O Implacável): um destes momentos ocorre no frigorífico no qual Paulie trabalha, quando Rocky finalmente extravasa sua dor pela morte de Adrian, enquanto o outro diz respeito à belíssima cena em que o boxeador diz importantes verdades ao filho. Este último monólogo do personagem, diga-se de passagem, é escrito e interpretado impecavelmente – e, como pai, devo dizer que fiquei comovido com sua estrutura: começando com uma lembrança carinhosa que estabelece o amor que sente pelo filho, Rocky logo identifica com precisão a verdadeira natureza da frustração do rapaz e não hesita em ser firme ao confrontá-lo, concluindo sua pequena lição com mais uma declaração inequívoca de seu carinho. É uma cena tão poderosa e real que consegue até mesmo a proeza de apresentar o velho clichê do “acredite em si mesmo” de maneira eficiente e nova. Por fim, a caracterização feita pelo ator mostra-se precisa em seus menores detalhes, como podemos constatar por sua postura em cena: como lutador veterano, Rocky está sempre se movimentando e atirando os ombros para trás, enquanto suas mãos permanecem sempre cerradas, como se estivessem constantemente preparadas para desferir um golpe. São cuidados como este que contribuem para tornar o personagem tão real.

Por outro lado, a já tradicional montagem do treinamento soa burocrática (embora a canção Gonna Fly Now, de Bill Conti, sempre empolgue) e é breve demais para que possamos acreditar nos esforços de Rocky para se preparar para a luta. Além disso, o embate entre Balboa e Mason Dixon é apenas regular: a apresentação dos adversários e os dois primeiros rounds, filmados e montados como uma apresentação para a televisão, são eficientes e evocam a dureza do combate (observem como Rocky não contém a irritação por errar seu primeiro golpe; a partir daí, porém, Stallone e o montador Sean Albertson exageram nos cortes rápidos, nos planos em preto-e-branco que trazem certos elementos coloridos (um recurso que não acrescenta nada à cena) e nos flashes que trazem Adrian (Talia Shire) e Mickey (o saudoso Burgess Meredith).

Apesar destes problemas, a luta ainda funciona graças ao nosso envolvimento com os personagens e com a história, o que evita que o longa termine num constrangedor anti-clímax. E basta testemunhar o que o protagonista diz para seu adversário assim que o confronto chega ao fim para que constatemos que, ao contrário do que muitos pareciam acreditar, Rocky Balboa continua a merecer nossa eterna admiração e torcida.

09 de Fevereiro de 2007

Comente esta crítica em nosso fórum e troque idéias com outros leitores! Clique aqui!

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

 

Para dar uma nota para este filme, você precisa estar logado!