Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

O HOMEM QUE PLANTAVA ÁRVORES, de Frédéric Back Curta em Cena

Vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação e indicado à Palma de Ouro de Curta-Metragem do Festival de Cannes, O Homem Que Plantava Árvores (1987) é uma bela e poética animação sobre a paciência, sabedoria e determinação de um senhor em tempos difíceis.

Frédéric Back, nascido na Alemanha e criado na França, dirige o filme baseado no conto homônimo de Jean Giono e narrado pelo ator Philippe Noiret (o Alfredo de Cinema Paradiso). Na trama que começa em 1913, um jovem viajante anda por uma terra árida e sem vida até encontrar Elzéard Bouffier, pastor de ovelhas sem instrução que fala pouco e obedece a uma curiosa rotina: todos os dias, ele planta sementes de árvores na desolada região.

Um dos destaques da obra é certamente o traço utilizado por Back, que dá um estilo impressionista à animação e influenciou artistas como Isao Takahata, diretor de O Conto da Princesa Kaguya (2013). É interessante notar como o ritmo lento da história (que também é o ritmo da vida de Bouffier) fica frenético quando o narrador fala sobre as outras vilas em que seus habitantes individualistas e ambiciosos convivem com vícios, loucuras e assassinatos. O contraste criado é claro e também fica evidente no período das duas guerras mundiais, em que a destruição humana se opõe ao espírito restaurador do pastor.

O Homem Que Plantava Árvores revela o poder de transformação de uma pessoa que, mesmo com aparência cansada, consegue em seu esforço solitário ter esperança nos lugares mais improváveis. A mensagem é simples, mas inspiradora. Confira:

--
Gostou do curta? Dê sugestões nos comentários abaixo para as próximas edições da coluna!

Sobre o autor:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Curta em Cena
THE BIG SHAVE, de Martin Scorsese
Curta em Cena
THE GIRL WITH THE YELLOW STOCKINGS, de Grzegorz Muskala
Curta em Cena
A Handy Tip for the Easily Distracted, de Miranda July