Seja bem-vindx!
Acessar - Registrar

91 - Fase Nova, Cara Nova Conversa de Cinéfilo

Amigos do Cinema em Cena,

hoje é mais um dia importantíssimo nesta nossa história de 21 anos: depois de um longo período de gestação, entrou no ar a nova versão do Cinema em Cena. Uma versão com visual mais leve, dinâmico, intuitivo e que, particularmente, achei linda. Mas sou suspeito para falar, eu sei.

Ao longo destas mais de duas décadas, passamos – como seria de se esperar - por várias reformulações; algumas foram avanços claros, enquanto outras representaram tropeços colossais (nunca me esquecerei da fatídica versão de 2004, que, ao entrar no ar, derrubou imediatamente o servidor por ser pesada demais e não conseguir lidar com o número de acessos, deixando o Cinema em Cena fora de atividade por quase um mês). Esta, no entanto, conta com algo especial: foi feita especificamente para celebrar a comunidade que nos apoia com tanta generosidade e carinho.

Desde que iniciamos nossa campanha no Catarse, prometemos que a celebração ao atingirmos a segunda meta seria o lançamento de um novo Cinema em Cena, mas, mesmo estando a 20% deste objetivo, sentimos que a cobertura do Festival de Cannes 2019 seria o momento ideal para virarmos a página e iniciarmos um novo período nesta jornada. Assim, primeiro apresentamos esta versão para nossos atuais colaboradores e, através das dicas e sugestões destes, fizemos alguns aprimoramentos antes de publicarmos o resultado. Ou seja: foi algo feito para nossa comunidade e com o auxílio desta.

Uma das ideias centrais, agora, é a de concentrar o Cinema em Cena naquilo que pode oferecer (e oferece – ao menos, é o que espero) aos leitores: textos originais, sejam estes críticas cinematográficas, colunas, artigos ou coberturas de festivais. Sim, aos poucos a intenção é de expandir também a produção de vídeos (outra meta da nossa campanha), mas sem jamais abandonar a palavra escrita, que, afinal, é o que nos trouxe até aqui.

Além disso, implementamos uma funcionalidade nova: a de criação e compartilhamento de listas. Agora, nossos leitores podem criar relações temáticas de filmes de acordo com seus próprios interesses e gostos – e como um autêntico viciado em listas, mal posso esperar para ver aquelas que vocês criarão. Aliás, também aguardo os comentários (com críticas, sugestões ou... elogios?) sobre o site, pois estes serão instrumentais nos passos seguintes.

Porque é claro que não pararemos por aqui; há outras surpresas já a caminho e outras que surgirão de vocês (estas também serão surpresa para mim, portanto!). Enquanto isso, espero que curtam e façam bom proveito das que já estão aqui.

E, como sempre, muito obrigado por nos acompanhar ao longo dos últimos 21, 13 ou 2 anos (ou um mês ou uma semana ou...). Sua audiência é nosso maior patrimônio.

Um grande abraço e bons filmes!

Pablo Villaça

Observação: que tal dar um pulinho em nossa página no Catarse? Só para dar uma olhadinha, talvez? Ah, que bom! Então é só clicar aqui!

Sobre o autor:

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Você também pode gostar de...

Conversa de Cinéfilo
96 - 2020: O Filme - A Crítica
Conversa de Cinéfilo
83 - 2017 em Números e Estrelas
Conversa de Cinéfilo
87 - Por que Cancelei a Netflix e Acredito que Você Também Deveria - Parte II