Cinema em Streaming Episódio #09: In the Loop (2009)

Comédias políticas não são das mais fáceis de se realizar: se a crítica que fazem é muito ácida, o espectador pode se tornar incapaz de rir em função da revolta inspirada; se a comédia inspira o riso contínuo, a crítica política pode se tornar inócua.

Isto, claro, não se aplica ao escocês Armando Iannucci. A maior parte do público brasileiro provavelmente o conhecerá como o criador da série Veepestrelada por Julia-Louis Dreyfus, mas bem antes disso ele já se dedicava ao humor político e a comentários ácidos sobre a mídia, sendo co-criador (ao lado do gênio Steve Coogan) do personagem Alan Patridge e também responsável pela série The Thick of It, que começou a ser exibida em 2005.

O que nos traz a este fabuloso In the Loop, que leva vários personagens da série para uma versão cinematográfica que - não se preocupem - não exige qualquer conhecimento prévio do trabalho de Iannucci para funcionar (quando vi o filme pela primeira vez, nunca havia ouvido falar de The Thick of It e já o considerei brilhante).

Estrelado por um Peter Capaldi que nasceu para recitar os diálogos repletos de palavrões - mas não menos articulados por isso - criados para seu personagem, In the Loop é uma comédia política que consegue a proeza de ser hilária praticamente o tempo inteiro e ainda assim levar o espectador a identificar os absurdos da realidade política e refletir sobre estes.

Clique na imagem abaixo para assistir.

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.