(O Cinema em Cena precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Quando concebeu seu Os Sete Samurais, em 1954, Akira Kurosawa talvez não pudesse imaginar como estava criando uma história com apelo não apenas universal, mas atemporal. Acompanhando o sofrimento de humildes camponeses diante da opressão de um grupo violento que insistia em explorá-los, aquele filme empregava a icônica figura do samurai como uma forma de discutir não apenas a falta de recursos do homem comum diante dos poderosos, mas também a possibilidade de redenção através da entrega à luta pelo próximo, com tudo que isso envolve: empatia, generosidade e sacrifício.

Tratava-se de um tema tão forte que apenas seis anos depois Hollywood o adaptaria, alterando basicamente uma figura icônica da História japonesa por uma similar dos Estados Unidos: saía o samurai, entrava o cowboy. (Não foi a única vez, porém: além da refilmagem estrelada por Denzel Washington produzida em 2016, em 1998 tivemos também Vida de Inseto.)

Claro que se comparado à obra de Kurosawa, o filme de John Sturges empalidece; afinal, o cineasta japonês tinha um propósito narrativo épico em seu longa, que dura quase três horas e meia (sem jamais soar aborrecido, diga-se de passagem). Ainda assim, Sete Homens e um Destino tem seu lugar na iconografia do western - não apenas pelo elenco fabuloso, mas também pela boa adaptação dos elementos de Os Sete Samurais e, claro, o tema inesquecível composto por Elmer Bernstein, que você certamente já ouviu mesmo que jamais tenha visto o filme.

E se não viu, aliás, é hora de corrigir isto antes de conferir a mais nova versão.

Clique na imagem abaixo para assistir.

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.


Seja o primeiro a comentar!

 

Publicidade

Publicidade

Colunista:

Pablo Villaça

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.

Publicidade

 

Redes Sociais Sobre