Cinema em Streaming Episódio #45: Roxanne (1987)

(Psiu. Um segundinho, pode ser? Se você gostar deste texto - e se curte as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Embora mais do que estabelecido como ator e comediante, Steve Martin é um sujeito de muitos talentos, viajando pelo mundo com sua banda de bluegrass (ele ganhou um Grammy por um álbum lançado há alguns anos), escrevendo peças de teatro e publicando livros. No Cinema, aliás, Martin roteirizou alguns longas memoráveis como O PanacaTrês Amigos!, Os Picaretas e o infelizmente pouco visto L.A. Story (também sou fã de O Homem Com Dois Cérebros, mas seu estilo de humor é particular demais para que o inclua na lista).

O que nos traz à indicação de hoje: Roxanne, que Martin adaptou em 1987 a partir da célebre peça Cyrano de Bergerac, escrita por Edmond Rostand em 1897 e que já gerou mais de uma dúzia de filmes (incluindo Cyrano, estrelado por Gérard Depardieu). Transportando a ação para os tempos modernos, o ator e roteirista fez um trabalho excepcional ao manter o espírito do texto original, que acompanha um homem com um imenso nariz que se apaixona por uma bela mulher, mas, julgando que ela jamais corresponderia ao seu amor, se resigna a ajudar um subalterno - também interessado na moça - a conquistá-la através das cartas que escreve.

A ideia, claro, é engenhosa por natureza: Roxanne (Daryl Hannah) se apaixona pelas palavras de Cyrano (aqui C.D. Bale, vivido pelo próprio Martin), mas se vê atraída pelo belo Christian (aqui Chris, interpretado por Rick Rossovich - que, aliás, nunca mais vi em filme algum). É a situação ideal para desentendimentos cômicos e romances sofridos, num equilíbrio bem construído pelo roteiro e valorizado pela ótima direção de Fred Schepisi.

Além disso, outro elemento importante da peça é mantido com inteligência pelo filme: o fato de que, justamente por ter passado a vida sendo importunado, Cyrano/C.D. desenvolveu mecanismos de defesa que incluem um humor que, mesmo soando autodepreciativo, acaba por alfinetar mais os autores das ofensas do que a vítima destas.

Claro que, revendo hoje o filme, quase 30 anos depois, é possível constatar uma ingenuidade que vem não só de Rostand, mas também do período no qual a adaptação se passa e que talvez encontre certa dificuldade com as plateias modernas. Mas aí o problema não é de Roxanne, mas do cinismo contemporâneo. 

Clique na imagem abaixo para assistir.

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #44: Psycho Raman
Episódio #43: Transfatty Lives
Episódio #42: Um Cadáver para Sobreviver
Episódio #41: Sing Street
Episódio #40: As Duas Faces de um Crime
Episódio #39: Kung-Fusão
Episódio #38: Entre Nós
Episódio #37: Blue Jay
Episódio #36: Bone Tomahawk
Episódio #35: Man vs. Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Episódio #34: Assim na Terra como no Inferno
Episódio #33: Desaparecido - Um Grande Mistério
Episódio #32: Leonera
Episódio #31: Possuída
Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter
Episódio #29: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.