Cinema em Streaming Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter (2013)

(O Cinema em Cena precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Pela própria limitação autoimposta por sua estrutura narrativa, sempre centrada em imagens "descobertas" e colocadas em ordem geralmente por algum montador não identificado, o subgênero found-footage não conta com uma proporção muito favorável entre obras de qualidade e medíocres. Para cada A Bruxa de Blair ou [REC], há pencas de Apollo 18Possessão do Mal e trocentas continuações de Atividade Paranormal. Pois Viagem à Lua de Júpiter é um filme que emprega o recurso de forma eficiente, mesmo que não inovadora. 

A trama, claro, é uma variação do velho "grupo de pessoas se vê em um local isolado e ameaçado por forças desconhecidas", aqui substituindo florestas e bruxas por Europa (a lua do título) e... não, sem spoilers (embora não seja uma grande surpresa). No entanto, o diretor equatoriano Sebastián Cordero extrai um grau surpreendente de tensão a partir da premissa e da necessidade de justificar as câmeras que registram tudo que ocorre com os personagens, mantendo a narrativa sempre em movimento e o espectador ansioso.

Com um bom elenco (Sharlto Copley é sempre intenso e insano), Viagem à Lua de Júpiter também conta com efeitos visuais mais do que satisfatórios para ancorar a história em um universo no qual podemos acreditar, o que é igualmente fundamental para que a experiência funcione.

Clique na imagem abaixo para assistir.

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #30: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.