Cinema em Streaming Episódio #48: A Máquina (2006)

(Psiu. Um segundinho, pode ser? Se você gostar deste texto - e se curte as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Costumo ser relativamente competente ao fazer previsões relacionadas ao Oscar. Isto tem menos a ver com qualquer tipo de dom profético e mais com a simples experiência - algo que expliquei recentemente em um texto sobre como funcionam as campanhas para o Oscar. Em 2006, porém, falhei grosseiramente quando, ao assistir a A Máquina, escrevi que seria o primeiro longa brasileiro a vencer o Oscar de Filme Estrangeiro.

Sim, ponderei que isto dependia de muitas coisas além do filme em si (como verba publicitária, distribuidor nos Estados Unidos, etc.), mas ainda assim manifestei minha confiança em suas chances. Pois bem: a comissão brasileira responsável por selecionar nosso candidato nem sequer permitiu que ele tivesse esta chance, pois selecionou outro título como representante. (Ao contrário do que ocorreu em 2016, contudo, quando sabotagem política colocou o fraco Pequeno Segredo no lugar do excepcional Aquarius, não posso reclamar realmente da escolha daquele ano, já que o escolhido, Cinema, Aspirinas e Urubus, era uma obra também digna de aplausos e que possuía inúmeros méritos.) 

Acabou que ficamos sem a indicação e, para minha ainda maior decepção, A Máquina sumiu sem deixar vestígios, tornando-se difícil até mesmo encontrá-lo em home video. Assim, quando um leitor (obrigado, Davi Vilela!) me enviou uma série de tweets contando como interessou-se pelo filme ao ler meu texto em 2006, mas só havia conseguido vê-lo agora ao encontrá-lo na Netfix, mais de dez anos depois, recebi a notícia como uma oportunidade nova de apresentar esta obra linda a vocês.

Quem sabe agora ela consegue alcançar a notoriedade que merece?

Clique na imagem abaixo para assistir.

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #47: O Plano Perfeito
Episódio #46: Harry & Sally - Feitos um para o Outro
Episódio #45: Roxanne
Episódio #44: Psycho Raman
Episódio #43: Transfatty Lives
Episódio #42: Um Cadáver para Sobreviver
Episódio #41: Sing Street
Episódio #40: As Duas Faces de um Crime
Episódio #39: Kung-Fusão
Episódio #38: Entre Nós
Episódio #37: Blue Jay
Episódio #36: Bone Tomahawk
Episódio #35: Man vs. Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Episódio #34: Assim na Terra como no Inferno
Episódio #33: Desaparecido - Um Grande Mistério
Episódio #32: Leonera
Episódio #31: Possuída
Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter
Episódio #29: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.