Cinema em Streaming Episódio #51: Amor a Toda Prova (2011)

(Ei, uma perguntinha: quanto tempo você costuma gastar buscando alguma coisa para ver online? Pois é, não acha que esta coluna é uma grande ajuda neste sentido? Se você der uma olhada no fim desta página, encontrará outras dezenas de sugestões - todas com links que levam diretamente aos filmes. Assim, se você curte este espaço - e as críticas que lê aqui no Cinema em Cena -, saiba que ficamos bastante felizes, pois o site precisa de seu apoio para continuar a existir e a produzir conteúdo de forma independente. Para saber como ajudar, basta clicar aqui - só precisamos de alguns minutinhos para explicar. E obrigado desde já pelo clique!)

----------------------------------

Ryan Gosling e Emma Stone têm química na tela. Não é à toa que já fizeram três filmes juntos: além de La La Land, que acaba de estrear nos cinemas brasileiros, fizeram par romântico também no fraco Caça aos Gângsteres e neste excelente Amor a Toda Prova.

Centrado no personagem de Steve Carell, Cal, que é surpreendido pelo pedido de divórcio feito pela esposa Emily (Julianne Moore) logo no início do filme, Crazy, Stupid, Love (seu título original) acompanha seus esforços para se adaptar à vida de solteiro - um processo que é supervisionado por Jacob (Gosling), um especialista em sedução que, no entanto, falha em conquistar a bela advogada Hannah (Stone). 

Mas a premissa, mais do que adequada para uma comédia romântica, é apenas a superfície de Amor a Toda Prova, que a desenvolve através de um roteiro impecável e cuja estrutura merece aplausos não só por ser capaz de provocar surpresas orgânicas à narrativa, mas também por cumprir a função de inspirar o riso. Neste aspecto, ele é obviamente auxiliado pelo talentoso elenco, desde Carell, que cria um arco perfeito na composição de seu personagem, até Moore, que demonstra bem a natureza dividida de Emily. Enquanto isso, Gosling e Stone usam a dinâmica entre seus personagens na evolução de suas performances: o primeiro, ao se mostrar cada vez mais vulnerável emocionalmente; a segunda, ao conquistar uma autoconfiança que lhe faltava no início. Além disso, o longa abre espaço também para John Carroll Lynch, um ator que sempre desempenha um bom trabalho; para Kevin Bacon, que transforma seu personagem em um tipo bem mais complexo do que poderíamos esperar a princípio, fugindo do estereótipo do "canalha" que parecia óbvio; e para Marisa Tomei, que protagoniza alguns dos melhores momentos da produção.

Responsáveis pelo roteiro de Papai Noel às Avessas e pela direção do subestimado O Golpista do Ano, os cineastas Glenn Ficarra e John Requa conduzem exemplarmente a narrativa, cujo clímax dramático é também seu ápice cômico, equilibrando-se perfeitamente entre o screwball comedy e o puro romance.

Clique na imagem abaixo para assistir.

 

Um grande abraço e bons filmes!

Outras edições da coluna:

Episódio #50: A trilogia O Poderoso Chefão
Episódio #49: Sob a Sombra
Episódio #48: A Máquina
Episódio #47: O Plano Perfeito
Episódio #46: Harry & Sally - Feitos um para o Outro
Episódio #45: Roxanne
Episódio #44: Psycho Raman
Episódio #43: Transfatty Lives
Episódio #42: Um Cadáver para Sobreviver
Episódio #41: Sing Street
Episódio #40: As Duas Faces de um Crime
Episódio #39: Kung-Fusão
Episódio #38: Entre Nós
Episódio #37: Blue Jay
Episódio #36: Bone Tomahawk
Episódio #35: Man vs. Snake: The Long and Twisted Tale of Nibbler
Episódio #34: Assim na Terra como no Inferno
Episódio #33: Desaparecido - Um Grande Mistério
Episódio #32: Leonera
Episódio #31: Possuída
Episódio #30: Viagem à Lua de Júpiter
Episódio #29: The Witness
Episódio #28: I am the Pretty Little Thing that Lives in the House
Episódio #27: The 13th
Episódio #26: Amanda Knox
Episódio #25: Audrie & Daisy
Episódio #24: A Ponta de um Crime
Episódio #23: Cartel Land
Episódio #22: ARQ
Episódio #21: Sete Homens e um Destino
Episódio #20: Alan Partridge: Alpha Papa
Episódio #19: Stranger Things
Episódio #18: Em Nome de Deus
Episódio #17: The Invitation
Episódio #16: A Mulher Faz o Homem
Episódio #15: Branco Sai Preto Fica
Episódio #14: O Rei da Comédia
Episódio #13: Jesus Camp
Episódio #12: O Barco: Inferno no Mar
Episódio #11: A Fortuna de Ned
Episódio #10: Amy
Episódio #09: In the Loop
Episódio #08: Life Itself
Episódio #07: À Procura de Elly
Episódio #06: O Guarda
Episódio #05: Triângulo do Medo
Episódio #04: Tempo de Despertar
Episódio #03: A Trapaça
Episódio #02: Tyke: Elephant Outlaw
Episódio Piloto: 21 longas para começar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pablo Villaça Colunista

Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.